quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Dislexia

As competências de leitura e de escrita são consideradas como objetivos fundamentais de qualquer sistema educativo.
A leitura e a escrita constituem aprendizagens de base e funcionam como uma mola propulsora para todas as restantes aprendizagens.

As crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem apresentam lacunas em todas as restantes matérias, o que provoca um desinteresse cada vez mais acentuado por todas as aprendizagens escolares e uma diminuição da sua auto-estima e motivação; pelo fato de serem inteligentes e usufruírem de oportunidades socioculturais adequadas, vivenciam com grande frustração essas mesmas dificuldades. No limite podem mesmo atingir um estado depressivo.

Na maior parte das vezes, como estratégia de proteção da sua auto-estima, deixam de investir nas tarefas académicas, pois torna-se para eles insuportável esforçarem-se tanto e obterem resultados tão inferiores ao esforço e à expectativa pessoal e familiar.
Deve prestar-se atenção aos primeiros sinais que se denunciam na pré-escola e, que são quase sempre indicadores muito importantes para a precocidade na identificação de Dislexia e outras perturbações associadas.

Mas atenção: este despiste deve ser sempre realizado por um profissional da Psicologia Educativa, Psicologia Clínica e/ou Psicopedagogia.


Sem comentários:

Enviar um comentário