Apoio Psicopedagógico para crianças e adolescentes em
horário e, espaço extra-curriculares.
A quem se destina este Projeto?
- A todas as crianças e jovens dos três ciclos do ensino básico, proporcionando o melhor acompanhamento ao desenvolvimento pessoal e curricular.
- Crianças e jovens com elevado nível cognitivo com predisposição ao desinteresse curricular.
- Crianças e jovens com necessidades do desenvolvimento da autonomia pessoal e das competências de auto-estudo.
- Crianças e jovens com elevado nível cognitivo com predisposição ao desinteresse curricular.
- Crianças e jovens com necessidades do desenvolvimento da autonomia pessoal e das competências de auto-estudo.
- Crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, dificuldades de integração ou de interação com os outros.
- Crianças e jovens com baixa auto estima, baixa resistência à frustração e ao stress, inibições e medos pessoais.
- Crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
- Crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
Qual o objetivo deste Projeto?
Apoiar e orientar para o equilíbrio Psico-Emocional.
Prevenir estados de ansiedade e de depressão juvenil.
Promover a Autonomia e a Auto-estima.
Promover a Auto-descoberta, a Construção do Ser e a Criatividade.
Desenvolver a organização e os métodos para o estudo autónomo.
Compreender e gerir as emoções pessoais e de abertura ao conhecimento do outro.
Fazer uma gestão útil dos tempos livres.
Desenvolver hábitos de segurança e autonomia no lar.
Proporcionar condições de desenvolvimento pessoal para o sucesso escolar.
Objetivos Operacionais:
Transmitir e operacionalizar noções de responsabilidade para consigo e com o outro no sentido de participação ativa na sociedade e no seio familiar.
Criar noções de “Tempo Útil” sem comprometer as necessidades de ócio e lazer (brincar) a que todas as crianças têm o Direito Internacionalmente estabelecido, pelos Direitos Internacionais da Criança.
Ocupação parcial dos tempos extra-curriculares das crianças de forma útil e interessante aos
olhos destas, proporcionando horas de atividades de interesse cultural, de desenvolvimento
pessoal e social na construção do ser como um todo.
Elevar os níveis de bem-estar e auto-estima, incutindo o sentido de responsabilidade e solidariedade social, num crescendo de atitudes e comportamentos positivos geradores de autonomia.
Orientação e apoio na gestão do tempo por parte da criança, assim como na continuidade de comportamentos e atitudes promotoras de uma estabilidade emocional e, pessoal necessária a todos os seres humanos.
Promoção de uma cidadania ativa, responsável e solidária.
O porquê deste projeto?
Porque os períodos de mudança criam a necessidade de se construir ou redefinir os
valores e os conceitos e, de se estabelecerem novos hábitos e atitudes.
A criança não é um incapaz ou uma futura pessoa, pretende-se que seja um protagonista, pela promoção da condição de responsável e participativa!
valores e os conceitos e, de se estabelecerem novos hábitos e atitudes.
A criança não é um incapaz ou uma futura pessoa, pretende-se que seja um protagonista, pela promoção da condição de responsável e participativa!
É exigida às crianças e jovens uma participação ativa, o cumprimento dos deveres, e autonomia em muitos aspectos e tarefas do seu quotidiano, as questões desdobram-se em:
Qual o grau de responsabilidade que pode e deve ser atribuído às crianças e adolescentes(?), em que condições(?) e para atingir que objetivos?
Qual o grau de responsabilidade que pode e deve ser atribuído às crianças e adolescentes(?), em que condições(?) e para atingir que objetivos?
Para quê?
Para que o seu filho seja uma pessoa Feliz e, consequentemente Autónoma e com o Melhor Aproveitamento Escolar.
Para que o seu filho seja uma pessoa Feliz e, consequentemente Autónoma e com o Melhor Aproveitamento Escolar.
Para que se familiarize com o ambiente doméstico, a responsabilidade e o "saber-fazer" que a vida exige cada vez mais, sem nunca perder o que por Direito lhes é devido:
a Protecção, a Provisão e a Participação!
a Protecção, a Provisão e a Participação!
Benefícios
do Projeto:
- Horário extra-curricular personalizado e, custo adaptado.
- Sessões com atividades desenvolvidas em ambiente doméstico real, para melhor
identificação com a realidade do quotidiano familiar.
Psicopedagogia.
- Sessões individuais e em grupo (até 2 crianças), para maior eficácia na intervenção e
consequente sucesso nos resultados.
- Cuidados de eficiência na gestão de materiais e outros recursos para as atividades,
trazendo benefícios pedagógicos na transmissão de valores de poupança e de reciclagem a
crianças e adolescentes.
- Desenvolvimento de competências de organização e método nas vertentes escolar,
pessoal e familiar.
- Promoção e desenvolvimento de hábitos de estudo autónomo.
- Alinhamento comportamental e gestão de atitudes num equilíbrio saudável entre
criatividade,responsabilidade e utilidade das ações, atividades e tempos livres.
- Apoio e incentivo à auto-descoberta (descoberta do gosto por atividades inovadoras e de criação).
- Desenvolvimento de capacidades e competências de segurança no lar para a execução
de tarefas básicas de forma autónoma, como aquecer uma refeição, arrumar o quarto,
regar uma planta ou cuidar de um animal de estimação.
- Promoção do auto-conhecimento, da motivação, da autonomia e da auto-estima.
- Avaliação regular da progressão dos níveis de Autonomia, Auto-Estima e Desempenho Escolar.
- Sessões com atividades desenvolvidas em ambiente doméstico real, para melhor
identificação com a realidade do quotidiano familiar.
- Mobiliário, equipamentos, utensílios domésticos reais.
- Área circundante às instalações com espaço ajardinado e fechado, favorável a atividades
ao ar livre de natureza simples.
- Acompanhamento e orientação permanentes por Técnica Especializada em Educação e ao ar livre de natureza simples.
Psicopedagogia.
- Sessões individuais e em grupo (até 2 crianças), para maior eficácia na intervenção e
consequente sucesso nos resultados.
trazendo benefícios pedagógicos na transmissão de valores de poupança e de reciclagem a
crianças e adolescentes.
- Desenvolvimento de competências de organização e método nas vertentes escolar,
pessoal e familiar.
- Promoção e desenvolvimento de hábitos de estudo autónomo.
- Alinhamento comportamental e gestão de atitudes num equilíbrio saudável entre
criatividade,responsabilidade e utilidade das ações, atividades e tempos livres.
- Apoio e incentivo à auto-descoberta (descoberta do gosto por atividades inovadoras e de criação).
- Desenvolvimento de capacidades e competências de segurança no lar para a execução
de tarefas básicas de forma autónoma, como aquecer uma refeição, arrumar o quarto,
regar uma planta ou cuidar de um animal de estimação.
- Promoção do auto-conhecimento, da motivação, da autonomia e da auto-estima.
- Acreditando na necessidade de um estudo continuado dos conteúdos curriculares por
parte das crianças, incluímos nas nossas actividades, técnicas e métodos de estudo autónomo e de auto-aprendizagem, no sentido de os ensinar a estudar (aprender a aprender) e, a gerir os seus estudos de forma organizada e produtiva…
parte das crianças, incluímos nas nossas actividades, técnicas e métodos de estudo autónomo e de auto-aprendizagem, no sentido de os ensinar a estudar (aprender a aprender) e, a gerir os seus estudos de forma organizada e produtiva…
- Avaliação regular da progressão dos níveis de Autonomia, Auto-Estima e Desempenho Escolar.
Início do Projecto: 2 de Dezembro de 2010.
Se quer Educar o seu filho para:
- Estar em casa sozinho com segurança,
- Estudar sem ter o seu apoio permanente,
- Ser responsável por tarefas para a sua idade e compreensão,
- Crescer de forma equilibrada no âmbito social, emocional e de auto-estima,
- Conhecer-se como pessoa para melhor se relacionar com o outro,
- Despertar para novos interesses e conhecimentos,
- Valorizar capacidades de iniciativa, criatividade e de espírito de equipa,
- Saber decidir sobre opções que lhe dizem respeito,
- Reforçar aspetos e caraterísticas positivas e de prevenção a atitudes depressivas...
- Proporcionar aos pais e encarregados de educação o bem-estar pessoal e a satisfação de
serem Pais de crianças felizes.
serem Pais de crianças felizes.
Contate: 91 310 78 47 ou
isartes.tse@gmail.com
isartes.tse@gmail.com
E ser-lhe-a sugerida: uma estratégia de atuação personalizada!
^^) Vais conseguir!
ResponderEliminarAdorei o projeto! É inovador e tem tudo para dar certo. Quem fica a ganhar são as crianças... que vão adorar este projeto, e os pais... que vão notar a diferença nos seus filhos! Parabéns.
ResponderEliminar